terça-feira, 18 de junho de 2013

E os R$0,20?

"Não são só vinte centavos". O slogan criado por grande parte dos protestos atuais que tomaram conta das ruas das principais capitais do Brasil deu pra entender que foi o fim de uma bolha insatisfatória estourada da população. Mas nos diversos protestos começaram a aparecerem os interesses e as diversas ideologias diferentes, tendo cada um seus objetivos.

Primeiramente o gancho diferente maior foram os altos gastos públicos nos estádios para a Copa do Mundo, mas nas milhares de pessoas também se ouviu e viu cartazes de "O povo não é bôbo, abaixo a Rede Globo", a corrupção, a repressão da polícia, revolta do vinagre, os xingamentos contra Alckmin e Haddad em São Paulo e Paes e Cabral no Rio, o pessoal do PSOL e os militantes do PSTU, que sonham com a revolução socialista pra dar um jeito nas desigualdades sociais do país, e por fim até o "Movimento Punk" foi citado pela Globo News, além inclusive da presença de lideranças religiosas. 

Nem o Funk Carioca foi poupado dos protestos no Rio de Janeiro.

Hoje mesmo o Ministro Gilberto Carvalho citou: "Não tem um comando único, portanto se torna difícil compreender, de entendimento e de multiplicidade das manifestações internas". Disse o Ministro ao G1 reconhecendo que o transporte coletivo necessita de melhorias. 

Não foram várias ideologias diferentes em torno de um foco tipo as "Diretas Já" e o impeachment no "Fora Collor", e que no fim chegou-se ao sucesso de um mesmo objetivo. Todos estes protestos atuais tiveram início com o Movimento do Passe Livre, que ainda luta contra o aumento das tarifas de ônibus, mas que até o momento não chegou-se à um acordo. A água está rolando.

Então muito fala daqui e dali mas até agora não cortaram os vinte centavos, a meta inicial. De qualquer forma, não há como não parabenizar ao povo que foi na rua, afinal, no Brasil vivemos numa democracia e cada tem o direito de protestar. 

É então esperar as cenas dos próximos capítulos, pois a Copa está só começando...

Faixa contra o aumento das passagens em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário