segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Palco da História

Após o término da Segunda Grande Guerra Mundial em 1945, o mundo ainda estava ao mesmo tempo aliviado com o fim dela, mas também abalado com as atrocidades acontecidas. Foi preciso, inclusive que soviéticos e americanos, governos com ideais distintos lutassem por um objetivo só, que seria o combate e fim do nazismo na Europa.

Neste período, em terras brasileiras, Luís Carlos Prestes, líder comunista e inimigo político do então presidente Getúlio Vargas, solto após nove anos de  prisão realizou um comício no Estádio de São Januário com mais de 100 mil pessoas no dia 23 de maio de 1945 . A cessão foi autorizada pelo então Presidente do clube cruzmaltino, Manuel Ferreira de Castro Filho, um intelectual equilibrado, que dizia, que se Vargas utilizava o estádio, Prestes também poderia usar. Inclusive foi no próprio São Januário, dois anos antes, que Getúlio decretou as Leis Trabalhistas , a CLT em 1943.

Comício de Prestes em maio de 1945 no Estádio de São Januário - Foto: Site do PCB




A atitude incomodou a imprensa da época, que praticamente o acusou como um ato criminoso, e também parte da ala anti-comunista da diretoria e sócios do Vasco. Castro Filho, com seu espírito liberal resolveu então renunciar do comando da Colina, após os protestos.



Interessante, é que poucos anos antes, quando o Brasil ingressou na guerra, Castro Filho, junto com Ciro Aranha, outro grande presidente da história cruzmaltina fizeram parte da comissão Pró-Avião Vasco da Gama. Uma campanha para arrecadar dinheiro para adquirir e doar dois aviões para a FAB. 

Foto: Site oficial do Vasco
Castro Filho, veio com o lema: "No Vasco basta plantar a semente". No fim, com sucesso conseguiu-se fundos para a compra dos dois aviões, que tiveram a Cruz de Malta pintada. Estes seguiriam para Itália, juntamente com os Pracinhas, que já se alojavam e treinavam na própria Colina no período de guerra. Os soldados puderam combater vitoriosamente os nazistas em Monte Castelo. Há, inclusive no clube vascaíno um monumento em memória da conquista.

Vitória dos Aliados e do Brasil de Vargas, que num fato curioso até hoje, durante este período do comício socialista, pediu a Prestes para apoiá-lo na candidatura à Presidência da República. Isso, mesmo com o próprio Prestes ter sido preso nove anos durante o regime de Vargas, e deste último ter enviado a própria esposa do comunista, Olga Benário aos campos de concentração e extermínio da Alemanha Nazista no final dos anos 30. Getúlio Vargas se desculpou em seguida e ainda prometeu maior participação do Partido Comunista no congresso brasileiro. Coisas da política.

                                               Discursso de Vargas no Dia do Trabalho 

                                     




Fontes: Almanaque Brasil, Site oficial do Partido Comunista Brasileiro, Site do pesquisador Mauro Prais, livro "Memorial Social dos Esportes, v 2 Futebol e Política - A construção de uma identidade" e página no Facebook de Ademir Marques de Menezes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário