quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Saudades de um Patrimônio

"-Você pode juntar as estruturas de Flamengo, Fluminense e Botafogo que não chegam na do Vasco". Dizia o então técnico cruzmaltino Renato Gaúcho em 2007. Pois bem, no ano seguinte mudou-se a direção do clube e o que vemos em comparação no patrimônio naquele tempo pra hoje em dia?

O Vasco desde a década de 1970 lutou na justiça pela utilização do Centro de Treinamentos Almirante Heleno Nunes. Uma vitória muito aguerrida que veio em 2006. Num local próprio o Vasco construía o seus primeiros campos no qual pode ser visto no vídeo abaixo. Dali cresceram pro futebol: Thalles, Allan, Luan, Alex Teixeira, Souza, Alan Kardec, Philippe Coutinho, entre outros. Hoje quando passamos por lá vemos apenas um terreno com gramas altas inutilizável.

                         Centro de Treinamento Almirante Heleno Nunes em 2006  

Philippe Coutinho e Alex Teixeira, do Vasco-Barra para o mundo.
Fotos e vídeo: Paulo Fernandes
Enquanto a base vascaína seguia plantando frutos que o clube colhe até hoje, anos antes em 2002, o então Fla-Barra passou a se chamar Vasco-Barra. Mais uma vitória extra-campo contra o arqui-rival. Um local de ótima estrutura, no qual se pagava R$80 mil por mês. Infelizmente o clube foi despejado no fim de 2011 e hoje em dia paga-se o dobro pra treinar no campo do Zico.



Hotel em São Januário

Dentro de São Januário o clube possuía um Hotel-Concentração utilizado pelos jogadores profissionais, o que evitava altos custos em hospedagens fora do clube.

Esse era o Vasco deixado em junho de 2008. Com sede náutica, sede do Calabouço e parque aquático funcionando. Muros, ginásios, colégio, água, alimentação e acompanhamento médico para a base. Tudo em troca de uma bananeira. 


Penta-campeão mundial Edílson nas águas azuis do Vasco-Barra.
Fotos e vídeo: Paulo Fernandes


Nenhum comentário:

Postar um comentário