terça-feira, 30 de agosto de 2011

Vitória Zero

Quinze. Este é o mesmo algarismo que se dá para as vitórias, empates e derrotas nos jogos entre Vasco e Flamengo em Campeonatos Brasileiros, contando inclusive o do último domingo (28/8) no Engenhão. Partida em que ficará na memória, não pelo pênalti não marcado de Léo Moura em cima de Bernardo no fim do jogo, mas pelo problema de saúde ocorrido com o técnico Ricardo Gomes, em que todos torcem pela sua recuperação.


Voltando ao histórico dos confrontos e contradizendo o fala-fala da mídia, o melhor período de vitórias do Vasco em cima do Flamengo foi justamente durante os sete anos e meio de gestão de Eurico Miranda como presidente. 


Romário e Júnior Baiano marcaram para o Vasco no Brasileirão de 2005
Foto: Site oficial do Vasco
Nos áureos tempos de "Campeonato à Parte", o Gigante da Colina venceu sete partidas e perdeu quatro. Vitórias cruzmaltinas memoráveis como os 5x1 de 2001, com 3 gols de Romário, os 2x1 de 2005 em pleno São Januário e novamente com o baixinho em destaque, e em 2006 nos 3x1 com direito à coreografia "Tô Doido" de Jean.


As estatísticas de 2001 à junho de 2008, nos chamados "anos de chumbo" superam até a época em que Eurico era vice-presidente de futebol, quando houve seis vitórias pra cada time. Período em que a moeda começou a mudar de lado. A mais importante, os 4x1 de Edmundo na semifinal de 1997, jogo que marcou o então recorde de 29 gols num único Brasileirão.


Porém, a partir de julho de 2008, os vascaínos não tiveram mais o gostinho de ir nas ruas ou nas redes sociais pra zuar os rivais flamenguistas. Em cinco jogos não teve uma única vitória vascaína sequer. Zero. A partir do momento em que os presidentes dos dois clubes se abraçaram e posaram para fotos nas sociais do Maracanã, só o lado rubro-negro sorriu.


Muitos abraços à partir de 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário