segunda-feira, 14 de maio de 2012

Na Patada Do Prog

O Rock Progressivo brasileiro, no caso o carioca, em grande grande parte de sua história quase sempre manteve-se vivo paralelamente ao restante do mundo musical.  Levando-se em conta a música divulgada e transmitida pelos meios de comunicações. 


Seguindo firme neste patamar, que pode se chamar de "gueto" do rock, em 2009 foi formada a banda Blue Mammoth. 


Arte da capa do disco da banda Blue Mammoth
O quarteto composto por André Micheli (teclado e voz), Julian Quelodran, (baixo), Thiago Meyer (bateria) e Cesar Aires (guitarra) lançou recentemente o seu álbum homônimo. Quatorze faixas divididas em cinco temas do mais puro rock progressivo clássico. O disco foi gravado no Rio de Janeiro, no estúdio de Julian, baixista do quarteto, o qual o blog A Costeleta teve a oportunidade de entrevistar.



A Costeleta: Como foi o processo de criação, gravação e realização do primeiro disco do Blue Mammoth?

Julian: Fazia tempo que pensava em produzir um disco como este. Em 2009 comecei a parceria com André Micheli, nesse momento começou o grupo Blue Mammoth.

O disco foi totalmente produzido no meu estúdio. Enquanto fazíamos a pré-produção arregimentamos os músicos, quando chegou a hora de gravar já tínhamos a banda montada e o repertório pronto. O processo foi muito rápido e trabalhoso, tendo o resultado em mãos vejo que valeu o esforço.

Quais as influências de cada músico para a banda?

Julian: Muitas coisas! De modo geral somos bastante receptivos, mas o denominador comum é o rock, com ênfase no progressivo e o hard rock dos anos setenta. Cesar gosta das bandas prog dos 90, aquela turma do Neal Morse e Ronnie Stolt; Thiago escuta muito Genesis, Triumvirat e Beatles; André simplesmente não consegue passar um ensaio sem falar de Deep Purple; Eu citaria o Gentle Giant no meu caso.

Blue Mammoth em ação com o baixista Julian Quelodean ao centro.
Foto: Divulgação


Como você vê a cena atual do Rock Progressivo Brasileiro?

Julian: Acho que houve alguma cena ate os anos 90 que foi dissipado com o passar do tempo (pelo menos aqui no RJ). Hoje não há uma cena de rock prog na cidade, embora conheça algumas pessoas tentando reverter o panorama.


O quê é preciso fazer para adquirir o disco do Blue Mammoth?

Julian: Em nosso site temos os pontos de venda do cd. Link: http://www.bluemammothband.com/progrock3c_BuyCD.php 

Deixe uma mensagem para o público do Blue Mammoth:

Julian: Estamos trabalhando bastante na divulgação do disco e em material novo pro segundo, acompanhe o mamute em www.bluemammothband.com  ou  www.facebook.com/bluemammothband



                             Ouça Resurrection Day do Blue Mammoth

Nenhum comentário:

Postar um comentário