domingo, 17 de fevereiro de 2013

Aí Eu Vou Pra Galera

Estava conferindo esses dias o trailer do DVD do guitarrista Randy Hansen, super cover de Jimi Hendrix. Neste video tocando Manic Depression, e em outros também Hansen procura ao máximo não só copiar musicalmente com timbres, efeitos, frases, solos, como também a vestimenta e performance do maior guitarrista de todos os tempos.

Toca com dente, dá cambalhotas, gira a guitarra e até... vai pra galera! Mas peraí, nunca vi Hendrix sair do palco indo perto do público e se aventurar improvisando . Logicamente Hansen ao longo dos anos deve ter visto outros fazendo "fanfarronagem guitarrística". Alguns usam até palco especial para tal atitude.

                                                                  Randy Hansen

Pelas minhas lembranças dos videos de música que eu já vi, o primeiro a ter feito foi o blueseiro Buddy Guy, como mostra uma de suas apresentações em 1970, quando Hendrix ainda era vivo, em Winnipeg no Canadá pelo Festival Express, que contou também com as presenças de Janis Joplin, Greatfull Dead, entre outros. 

Mais de 30 e poucos anos depois, pude vê-lo em alguns shows aqui pelo Rio, e mesmo já coroão, Buddy Guy foi pra galera. Na oportunidade passou perto de mim na platéia e pude dar até um abraço. Só não gostei muito porquê seu cabelo estava cheio de gel. Mas enfim, foi um showzão.

                                                                         Buddy Guy

Essas atitudes já me fizeram ter a ousadia algumas vezes como guitarrista nas minhas bandas Tatubala e AC/DCover de também ir na galera. Quando fui numa loja de instrumento comprar cabo pra guitarra perguntei qual era o de maior comprimento, o balconista me apresentou um de sete metros, o qual uso até hoje.

                                                                        Angus Young

Isso na época foi inspirado na apresentação de Angus Young no video Let There Be Rock, num show em Paris em 1979. Ao ritmo de Rocker ver Angus ver nos braços da galera é de arrepiar! 

Angus no Brasil em 2009
Foto: Paulo Fernandes/A Costeleta
Mas cuidado eim amigos guitarristas! As vezes o cabo pode sair da guitarra e algumas mesas de bares podem ser frágeis! De resto o que vale é o rock rolar! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário