quarta-feira, 18 de junho de 2014

A Ilusão do Ano: #naovaitercopa

Em 2013, no Brasil, partidos de extrema esquerda reivindicavam o aumento de R$0,20 das passagem de ônibus, que já vinham acontecendo há cerca de dois anos. De início era uma coisa pequena, de pé de página de jornal e de "baderneiros". A partir do momento que a coisa aumentou a mídia passou a tratar como manifestação do povo, e os aproveitadores tentando colocar como uma mobilização apartidária. Enfim, as autoridades, de forma esperta abaixaram as passagens temporariamente pra tirar o foco. Mas de fato o povo foi em peso às ruas e no Rio, e apesar de concorrer as eleições pro Senado esse ano, Cabral saiu fora do governo. Esse foi o nome a se bater naquela época. Nisso os políticos abriram os olhos e passou-se a falar de política no cotidiano. Ainda bem!

Após os R$0,20 a coisa ficou sem rumo e tomou diversos caminhos, ideologias e grupos. Realmente se achava que na Copa em 2014 o Brasil iria se tornar um caos total, um inferno, com protestos, quebra-quebra e manifestações. Mas o que o povo unido iria lutar agora de fato? Ninguém sabe. Não adianta vir de "Fora Dilma" se metade do país vota nela. Uma parte gosta e outra não. O dinheiro da Copa foi repassado pros governos de cada estado fazer seus gastos. Então nas redes sociais surgiu o slogan #naovaitercopa . 

Ora, a Copa do Mundo é o evento mais popular e tradicional do planeta, que envolve paixão em centenas de países e bilhões de pessoas. Já passou pelo nazi-fascismo de Hitler e Mussolini, pela Rainha da Inglaterra, pela Guerra-Fria, pela ditadura na Argentina e tudo mais. Não iria ser black-blocs que iria impedir né?


Ópio do povo ou não, pessoas do mundo todo estão na Copa.
Foto: Reuters
A Copa veio, junto com a vitória brasileira na estréia, com direito à comemoração de gol da presidenta e vaias de parte do público pra ela. No embalo, paralelamente, turistas do mundo tudo, principalmente de países da América Latina vieram ao Brasil curtir a Copa. Ela com muitos gols e já apelidada como a Copa das Copas, teve os brasileiros recebendo da melhor forma possível os estrangeiros. Até os argentinos. Tem sim, um defeitinho aqui, outro ali, mas todos estão curtindo. Até "coxinhas".

A seleção já está praticamente na próxima fase, e convenhamos: Ganhando ou perdendo o Hexa, não vai mudar em nada em eleição. Que o povo brasileiro continue livre pra se manifestar, falar o que quiser na internet e que possa sim em outubro votar em quem quiser.






Nenhum comentário:

Postar um comentário