segunda-feira, 9 de junho de 2014

O Primeiro Amistoso

"Não foi somente de frio que alguns brasileiros tremeram". Foi a frase citada pelo center-half da Seleção Brasileira, Fausto dos Santos, sobre a desculpa dos jogadores que foram eliminados de forma precoce na primeira fase da Copa do Mundo de 1930 realizada no Uruguai. Na ocasião, o Brasil perdeu por 2x1 na estréia para a Iugoslávia no dia 14 de julho no Estádio Parque Central em Montevidéu. Naquele inverno, Preguinho marcou o primeiro gol brasileiro em Copas. 

Ambas equipes que faziam parte do grupo 2 venceriam depois a Bolívia pelo mesmo placar de 4x0, mas somente a Iugoslávia seguiria em frente na competição, sendo eliminada em seguida nas semifinais pelos futuros campeões mundiais, o Uruguai, por 6x1. 

Os onze da Iugoslávia no Estádio Centenário.


As viagens de navios na época para grandes eventos esportivos como Olimpíadas e a própria Copa do Mundo eram longas. Por isso dias depois após o término do torneio internacional o Selecionado da Iugoslávia, antes de retornar para a casa, ainda faria escala no  Brasil, na capital federal, Rio de Janeiro à fim de realizar um amistoso contra o Vasco em São Januário, o maior estádio brasileiro da época. 

Os iugoslavos entraram em campo examente com a mesma escalação dos onze jogadores que enfretaram o Brasil, poucas semanas antes no Uruguai. Embora em partida amistosa, mas talvez num clima de revanche, os vascaínos lavaram a alma brasileira e aplicaram uma goleada de 6x1. Curiosamente, o atacante Aleksander Tirnanic, que marcou contra a nossa seleção fez também o gol de honra europeu da partida. No futuro ele seria também técnico da Iugoslávia que conquistaria a medalha de ouro nos jogos olímpicos de Roma em 1960.


Zagueiro Itália, presente nas duas partidas
entre brasileiros e iugoslavos em 1930.
Foto: Acervo da família de Itália
Os gols do Gigante da Colina foram marcados por Russinho (3), Santana (2) e Mário Matos. O Vasco havia cedido quatro atletas para a Copa: A dupla de zaga Brilhante e Itália, o médio Fausto e o atacante Russinho. A base era composta praticamente pelos Campeões Cariocas de 1929, que marcou época para a torcida vascaína, principalmente pelas goleadas históricas de 7x0 contra o Flamengo e 6x0 contra o Fluminense.

O zagueiro Itália foi o único brasileiro presente nas duas partidas entre brasileiros e iugoslavos. Confira as escalações de Vasco 6x1 Iugoslávia realizado em São Januário em 14 de agosto de 1930. O primeiro entre um time brasileiro contra seleção nacional com jogadores de Copa do Mundo

Vasco: Jaguaré, Brilhante, Itália, Tinoco, Nesi, Mola, Bahianinho, Paes, Russinho, Mário Matos e Santana. 
Iugoslávia: Jaksic, Stefanovic, Djovic, Mihajlovic, Ivkovic, Arsenijevic, Vujadinovic, Marjonoviv, Beck, Vujadinovic, Tirnanic e Sekulic.
Árbitro: Otto Bandush

Fotos abaixo dos Jornais A Noite, A Batalha e Revista Carteta:




Os Iugoslavos em São Januário

Nenhum comentário:

Postar um comentário