sábado, 2 de julho de 2011

Batendo Palma Pra Gringo

Passam anos, passam décadas, mudam as cidades, e o desempenho brasileiro em Olimpíadas é sempre muito aquém da proporção do tamanho do país. Justo o Brasil que tem a quinta maior população e está entre as dez maiores economias do mundo. É claro que se deve destacar sim o número de medalhas (15) conquistadas em Pequim-2008, além da maior participação de atletas brasileiros (277) em 32 modalidades. Porém esses números crescentes são de longe comparáveis a quem é chamado de o “País do Futebol” devido a sua hegemonia no planeta com seus cinco títulos mundiais.
            A pergunta é sempre a mesma que fica: “-Por que o Brasil não é tão bom em Olimpíadas quanto em Copa do Mundo?”. A maioria do povo brasileiro é movida à paixão, e tanto que só foi dar valor a um Pan-americano, quando este foi organizado aqui no Rio de Janeiro. Tínhamos nosso orgulho da cidade e país em jogo e por isso organizamos a altura os jogos em 2007.
            Mas depois disto? Mantiveram as instalações e cuidaram da manutenção dos ginásios? Os atletas de base receberam novos apoios e incentivos? O que me deu a perceber é que somente nessa época a população se mobilizou pra apoiar e dar importância. Pra mostrar aos estrangeiros que sabemos fazer festa, mas hoje em dia o que importa de novo de maneira séria é só mesmo o futebol. Londres-2012 está aí. Devem ser conquistados três ou quatro ouros novamente no máximo para o Brasil, mas só o que vai valer realmente são os dias festivos no Rio em 2016. Com a gente oferecendo samba, mulata e picanha aos gringos, se esforçando pra fazer bonito nestes quesitos. Mas o ouro? Quem se importa? Deixaremos que eles levem como sempre.
            A coordenadora-técnica de atletismo do Vasco, Solange Chagas, com décadas de serviços prestados ao clube já me disse em uma oportunidade “-Só o fato do brasileiro se tornar um atleta já pode se considerar um vitorioso”. Ela diz isto porque enxerga de perto as dificuldades do que é um adolescente conciliar o esporte dedicado ao estudo e trabalho.
            O Brasil precisa investir na base e formação do atleta. Pra que este se sinta um cidadão valorizado e com condições de sonhar e seguir sua vida de atleta. Mas infelizmente não se tem tanto conhecimento com o que vem sendo feito além do futebol e do vôlei.
Pan de 2011. Os brasileiros sabem dele?
            Uma pequena chama é acesa aqui e outra ali, mas nunca viramos uma potência olímpica. Desconforta-me um clube como o Vasco, que em 2007 levou 19 atletas ao Pan do Rio, obtendo êxito de medalhas no remo e karatê, com destaque para o ouro de Juarez Santos, mas que hoje em dia sua diretoria atual não sabe nem quem vai levar este ano para os Jogos Pan-americanos de Guadalajara. Se é que sabem que terão jogos em 2011. Uma pena de quem vem extinguido vários esportes dentro do clube.
            Então mesmo que seja antes tarde do que nunca, seria legal o Brasil fazer o mínimo de mesmo esforço no qual faz com o futebol. De realizar o mesmo com os demais esportes olímpicos. Se não, em 2016 será o mesmo filme. A gente organizando a festa, se contentando com dois ou três heróis nacionais e de novo batendo palma pra gringo.              

Nenhum comentário:

Postar um comentário