sábado, 23 de julho de 2011

Toma-Lá, Dá-Cá

Num equilibrado confronto de um grande clássico do futebol do Brasil, o Atlético Mineiro soube tirar vantagem dos últimos três anos, e passou a ficar na frente do Vasco em jogos do Campeonato Brasileiro. São 19 vitórias mineiras contra 17 cruzmaltinas.

Em confrontos gerais a supremacia é vascaína com 34 vitórias e 25 derrotas. Pela competição nacional, o histórico foi marcado como um tipo “dá lá-dá cá” de luta de boxe. Quem se deu bem num dia, tempos depois levou a forra em outro.

A começar pelo ano de 1996, no Mineirão. Goleada atleticana por 5x1 com gols de Leandro Tavarez (2), Euller, Renaldo e Clayton. Curiosamente, Juninho Pernambucano, que a princípio não estará em campo no próximo Altético-MG x Vasco deste domingo (24/07) no Ipatingão, foi o autor do gol de honra.

O troco vascaíno viria 12 anos depois com um sonoro 6x1 em São Januário. Gols de Wagner Diniz (2), Edmundo, Leandro Amaral, Eduardo Luiz e Madson. O técnico naquele 31 de julho de 2008 ainda era Antonio Lopes.

Danrlei vs. Romário. Galo caiu em 2005.
Foto: Site oficial do Vasco
Antes de devolvida a goleada, a punhalada vascaína foi no ano de 2005, numa vitória de 2x1 (Gols de Morais e Romário) em São Januário e um empate em 0x0 no Mineirão. Este último resultado decretou de vez o Galo pra Série B, no fato mais triste de sua história.

Três anos depois, o sofrimento mudou de lado. O Vasco que estava lutando contra o rebaixamento havia ganho de Fluminense e Santos, resultados que mantiveram o time da Colina em 15º, fora do chamado Z4.

O adversário posterior seria o Atlético Mineiro no fim de semana seguinte. Os vascaínos teriam enfim uma semana de alívio fora da zona de rebaixamento. Dias para trabalhar com tranqüilidade e entusiasmo durante a semana.

Mas a televisão não deixou os vascaínos respirarem e antecipou o jogo para quarta. Sem muito tempo pra nada, o Vasco foi derrotado no Mineirão por 4x1, resultado que culminou praticamente no descenso para a Segunda Divisão poucas semanas depois.

E neste domingo? Teremos mais um golpe nesta luta de “dá-lá, dá-cá”?

Vasco x Atlético-MG em Campeonatos Brasileiros:
Jogos: 50
Vitórias do Vasco: 17
Vitórias do Atlético-MG: 19
Empates: 14
Gols do Vasco: 67
Gols do Atlético-MG: 56

Nenhum comentário:

Postar um comentário