segunda-feira, 4 de julho de 2011

Quando Garotos Viram Gigantes No Pacaembu

O confronto entre Vasco e Corinthians válidos pelo Campeonato Brasileiro e realizados no Estádio do Pacaembu sempre tiveram uma característica de jogos bem equilibrados e marcados pela disputa. Não levando-se em conta as realizadas pelo Torneio Roberto Pedrosa, os números pelo Brasileirão são de um total de 14 partidas jogadas no Paulo Machado de Carvalho, onde os paulistas levam uma pequena vantagem de quatro vitórias contra três vascaínas e sete empates.

Na próxima quarta-feira (6/7) marca a volta e reestréia de Juninho Pernambucano ao Vasco no campo onde o Corinthians geralmente procura mandar os seus jogos. Mas o fato curioso pelo lado cruzmaltino é que jogadores formados em São Januário foram quem fizeram a diferença nestes 40 anos. A começar pelo primeiro confronto em 1972 num empate em 1x1, que teve como os gols anotados por Rivelino para os paulistas e Roberto para os cariocas.

Houve mais dois empates em 1974 e 1988. Porém vitória por um dos lados somente em 1992, no jogo em que marcou a estréia do então garoto Edmundo, que foi o principal destaque naquela tarde no Pacaembu, na goleada do Vasco por 4x1 com gols de Bebeto (2), Jorge Luiz e Sorato. O Corinthians viraria o clássico brasileiro realizado neste mesmo local e competição com duas vitórias em 1994 e 1997.

Dois anos depois coube novamente a Edmundo ser o protagonista com dois gols na vitória por 4x2 em 1999, numa atuação de gala em que o ídolo cruzmaltino só faltou fazer chover naquela noite em que envolvia os dois últimos campeões brasileiros. Em seguida dois empates em 2002 e 2003 e uma vitória corinthiana por 3x1 em 2004, quando as duas equipes não mais almejavam o título.

Claudemir comemora gol com Romário
Em 2005, o Corinthians vinha avassalador com Carlitos Tevez e Nilmar, mas coube ao Vasco ser uma pedra no caminho do título, que abriu o marcador com o lateral-direito Claudemir, mais um da base vascaína. No fim do jogo, com um pênalti duvidoso, o argentino Tevez empatou a partida. No ano seguinte, em 2006 houve mais um empate em 1x1 sob os olhares dos técnicos Leão e Renato Gaúcho.

No ano de 2007 a última vitória vascaína no Pacaembu num confronto emblemático. Diante de 34 mil torcedores da Fiel, que lotou o estádio, o Corinthians precisava vencer a qualquer custo para se manter com chances de sobreviver na Primeira Divisão. Entretando novamente a garotada vascaína não se fez por intimidar, e no segundo tempo o jovem Guilherme fez um cruzamento certeiro na cabeça de Alan Kardec, no qual o goleiro Felipe aceitou. Numa jogada com garotos, inclusive alunos do Colégio Vasco da Gama, os cruzmaltinos selaram de vez a ida do poderoso Corinthians para a Segunda Divisão. 
 
A mesma tristeza viria para os vascaínos com a queda no fim do ano seguinte, e os dois times só voltariam a se enfrentar no mesmo Pacaembu e Brasileirão em 2010. Vitória fácil corintiana por 2x0 com gols de Bruno César e Danilo.

Números de Vasco x Corinthians em Campeonatos Brasileiros:
Em todos estádios:
42 jogos
13 vitórias do Vasco
12 vitórias do Corinthians
17 empates
52 gols do Vasco
45 gols do Corinthians

No Pacaembu:
14 jogos
3 vitórias do Vasco
4 vitórias do Corinthans
7 empates
17 gols do Vasco
17 gols do Corinthians

Nenhum comentário:

Postar um comentário