sexta-feira, 8 de julho de 2011

50 vezes Vasco x Colorado

Neste sábado (9/7) em São Januário, um dos grandes clássicos do futebol brasileiro, Vasco x Internacional se enfrentarão pela qüinquagésima vez em Campeonatos Brasileiros. O confronto da nona rodada que marca a volta de Juninho Pernambucano de frente com a torcida vascaína tem uma pequena vantagem para o lado dos colorados. Em 49 partidas o Inter venceu 21, o Vasco ganhou 18 e houve 10 empates.

Vasco x Inter: Duelos decisivos nos anos 70
O primeiro jogo, um 0x0 no Estádio Olímpico pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Em 1971 vitória do Vasco por 2x0 no Maracanã na partida em que o jovem Roberto anotaria seu primeiro gol ganhando a notícia e apelido no dia seguinte no Jornal dos Sports: “Garoto-Dinamite Explodiu”. Três anos depois o mesmo Roberto anotaria um dos gols no empate em 2x2, com o público de 118.777 pessoas no Maracanã, pelo quadrangular final, que resultaria em seguida no título brasileiro conquistado pelo Vasco.

A “vingança” colorada viria em 1979 com o Inter, comandado por Falcão vencendo o Vasco em dois jogos nas finais: 2x0 no Maracanã e 2x1 em Porto Alegre. Dez anos depois, com Roberto na Portuguesa-SP, seria a vez de Bebeto ser o protagonista marcando duas vezes no 2x0 no Beira-Rio, e levando o Vasco pra final e ao Bi-Campeonato Brasileiro após 15 anos.

Edmundo na maior goleada do clássico
foto: site oficial do Vasco
Anos mais tarde, em 2008, Edmundo comandaria a maior goleada do confronto, anotando um gol nos 4x0 em São Januário. em 2010, na quadragésima nona e última vez em que se enfrentaram em Brasileiros, o colorado gaúcho venceu por 1x0  com gol do atacante Edu.

No Brasileirão deste ano o Inter vem na quarta na colocação sonhando com um título que não obtém há 32 anos. Enfrentará um Vasco até o momento figurante, que ocupa a décima posição a três pontos da zona de rebaixamento. Quem vencerá o confronto de número 50?

Vasco x Inter-RS em Brasileiros:
49 jogos
18 vitórias do Vasco
21 vitórias do Inter
10 empates
71 gols do Vasco
67 gols do Inter


           Video: Romário entra no 2º tempo num Inter x Vasco em 1985

Um comentário: